CONTROLE:
Para o controle efetivo das brocas é recomendado o CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS. As principais medidas de controle a serem tomadas em um pomar para prevenir ou controlar as brocas são:
1) Arrancar e queimar as plantas mortas e decadentes, bem como ramos e galhos secos.
2) Pincelar preventivamente os pontos cortados com fungicida e inseticida para evitar a entrada de novas pragas e doenças.
3) Coletar, retirar do pomar e enterrar os frutos caídos, podres ou frutos danificados que estejam nas plantas, pois servem de alimento aos besouros adultos.
4) Aplicar Gastoxin®Pasta nos troncos e ramos atacados da seguinte forma:
Procure a serragem recente lançada fora dos orifícios pelas brocas. Essa serragem pode estar nos ramos ou no chão. Quando for detectada serragem fresca, procurar com mais atenção naquela região e aplicar em todos os orifícios encontrados.
No tronco: limpe bem a área atacada, retirando a casca com cuidado e o excesso de serragem do canal. Aplique Gastoxin®Pasta no buraco feito pela broca, de forma a preencher o espaço vazio com o produto. Aplique em todos os orifícios encontrados. Não é necessário vedar com outros produtos, pois o pó resultante faz a vedação.
Não use terra ou barro para a vedação para não inocular doenças nas plantas.
Nos ramos: procure o caminho da broca pelas "janelas" que soltam serragem. Limpe o local retirando o excesso de serragem do canal. Aplique Gastoxin®Pasta em todas as "janelas" encontradas.
Marque as plantas tratadas e após 15 dias faça um repasse para verificar se ficou algum ponto sem aplicação ou se ainda existem pontos com serragem fresca.
5) Pode os ramos atacados pelas brocas, fazendo o corte sempre na distância de um a dois palmos abaixo do último furo ou "janela" feita pela broca. Podar também os ramos quebrados
ÉPOCA DE CONTROLE:
O ano todo, imediatamente após a detecção da presença da praga. Lembre-se: Quanto mais cedo iniciar o controle, menor é o dano na Planta.
CULTURAS INDICADAS:
Gastoxin®Pasta está registrado para o controle de brocas que atacam os Citros ( laranja, limão, tangerina, etc.)
DOSAGEM:
3 gramas por orifício ou uma seringa de 10g por árvore.